Quem Sou Eu???

Quem Sou Eu???
Uma Eterna Aprendiz...

Total de visualizações de página

Volta ao mundo... Estamos aqui!!!

Recent Visitors

Seguidores

Arquivo do blog

Postagens populares

19 de novembro de 2010

Prêmio Zumbi dos Palmares

Prêmio Zumbi dos Palmares homenageia ZIZA, pintor letrista e precursor da black music em Araraquara

A programação do feriado da Consciência Negra traz uma homenagem a pessoas que fazem ou fizeram um trabalho voltado para a comunidade negra araraquarense, com a entrega do “Prêmio Zumbi dos Palmares”, às 19 horas, amanhã dia 20 de novembro no Teatro Municipal. Nesta edição, o evento homenageia “Ziza”, um dos precursores da black music em Araraquara.
Ziza, que é pintor, letrista, é também locutor do programa Mistura Fina na Rádio Brasil FM, sendo um dos precursores e divulgador da black music na cidade. A iniciativa do Prêmio Zumbi dos Palmares é do vereador Carlos Nascimento e a realização do evento é da Prefeitura de Araraquara (Centro de Referência Afro) e Câmara Municipal.
A abertura do Prêmio terá a participação da Cia Afro Rhytmos, com a apresentação do espetáculo “Raízes”, que apresenta a trajetória do povo africano desde sua retirada forçada da terra natal até os dias atuais. O espetáculo apresenta a chegada do escravo ao novo continente, onde passou a servir a elite local dominante.
A contribuição dos africanos para a cultura brasileira, a mistura dos dialetos com a língua portuguesa, a apropriação da dança, das músicas, dos rituais são encenadas neste espetáculo, rico em história e sentimento, que enxerga o negro de uma nova perspectiva: o de herói e protagonista.
“Raízes” tem coreografias de: Bruna Porfírio, Giovana Cândido, Maicon Fidenis e Lucilene de Oliveira.
Vale destacar que Araraquara, pelo quarto ano consecutivo, celebra a Consciência Negra com o feriado municipal, da Lei 6633, de 28 de setembro de 2007. O prefeito Marcelo Barbieri reforça o seu apoio total e irrestrito ao feriado municipal do dia 20 de Novembro, em que é celebrado o Dia da Consciência Negra.
Além da entrega do Prêmio Zumbi, a programação do feriado municipal do dia 20 de novembro conta com a 2ª Marcha Regional “Consciência Negra”, às 8 horas, com saída do Paço Municipal, finalizando na Praça Santa Cruz com show do grupo Samba de Bamba.
Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial, disse que a Marcha é um importante instrumento de reflexão. “O objetivo é tirar a idéia de que seja apenas mais um feriado comum e sim um dia de avaliarmos as ações e políticas que estão sendo desenvolvidas para a população negra”.
Depois, às 11h30, no Clube Estrela, há o 4º Encontro em Homenagem a Zumbi dos Palmares, com um almoço tradicional. A organização é da ACAAAR e o ingresso antecipado tem o valor de R$ 15,00.
Para finalizar, no Salão da Maçonaria, no Carmo, a partir das 21 horas, será realizado um “Baile dos anos 70”. A Organização é do Grupo Espírita Assistencial de Umbanda Índio Paraguaçu, Pedra Verde e Irú.


Note e Anote
Troca de Plantão & Roda Gigante no SESI

Amanhã dia 20 de novembro às 19h, e no domingo dia 21 , às 16h, o SESI Araraquara apresenta, gratuitamente, o espetáculo Troca de Plantão, do grupo Roda Gigante. A montagem é uma das 12 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2010 - 3ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.
O espetáculo é uma coletânea de cenas criadas a partir das intervenções que o grupo realiza regularmente em hospitais públicos da cidade do Rio de Janeiro. Os palhaços fazem suas 'consultas' como médicos de mentira e constroem com a criança outro olhar sobre a realidade da hospitalização. Esse trabalho não se restringe aos hospitais e levou o grupo a transpor para o palco os princípios que regem sua atuação nas enfermarias. No espetáculo os palhaços brincam, improvisam, satirizam as rotinas médicas e se tornam 'doutores' na arte de entreter as pessoas.

Histórico do grupo

Desde 1995, o grupo Roda Gigante atua com palhaços em hospitais. Este trabalho foi desenvolvido, inicialmente, em parceria com a Theodora Foundation (Suíça). Os artistas do grupo fazem uma pesquisa continuada sobre a função do palhaço na sociedade e sua potência como promotor de saúde.
No ano passado, os artistas se desligaram dos Doutores da Alegria e elaboraram um projeto artístico que reúne médicos, músicos e palhaços. Cerca de 10 mil crianças foram "atendidas" durante o ano. No mesmo período, o grupo ministrou oficinas e realizou intercâmbios com artistas e profissionais de saúde de diversas cidades do Brasil.
O repertório do grupo conta, ainda, com outro espetáculo, Inventário. A montagem, voltada ao público adulto e que conta a experiência destes palhaços, ficou em cartaz no SESC Avenida Paulista e viajou para outras 42 cidades brasileiras integrando o projeto Palco Giratório do SESC Nacional.
Já o show da Banda de Palhaços do grupo se apresentou em importantes festivais, com destaque para o Festival Internacional de Palhaços (Festclown - DF) e o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT - SP).
Em 2010, o objetivo do grupo é ampliar o alcance do trabalho que vem sendo realizado nas enfermarias. Além das intervenções regulares que o grupo realiza em cinco hospitais públicos da capital fluminense, serão realizados espetáculos teatrais, shows musicais e oficinas de formação.
O projeto do grupo, que pensa a saúde por meio da arte do palhaço, é uma possibilidade de criar espaços de reflexão e de colocar em prática estratégias diferenciadas de ação no âmbito da cidadania.


Ficha Técnica:
Direção: Flávia Reis
Direção Musical: Guilherme Miranda
Elenco: Diogo Cardoso, Eber Inácio, Guilherme Miranda, Florência Santangelo, Julia Schaeffer, Cris Brasil, Kadu Garcia, Marcos Camelo e Patrícia Ubeda.
Iluminação: Paulo Denizot
Produção: Boccanera Produções
Realização: Grupo Roda Gigante

Informações: (16): 3337.3100

Nenhum comentário: