Quem Sou Eu???

Quem Sou Eu???
Uma Eterna Aprendiz...

Total de visualizações de página

Volta ao mundo... Estamos aqui!!!

Recent Visitors

Seguidores

Arquivo do blog

Postagens populares

18 de novembro de 2010

Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene

Homenagem ao Dia da Consciência Negra reúne músicos de estilos diversos no SESC
O Dia da Consciência Negra, comemorado anualmente em 20 de novembro, é uma data que celebra as raízes dessa cultura e propõe reflexões sobre a importância das origens africanas existentes em nosso país. Ela, que relembra o caráter de resistência existente no espírito da raça negra é homenageada no SESC Araraquara, que apresenta atrações musicais diversas, que exploram as sonoridades trazidas à nossa terra pelos negros, ainda nos primórdios, e também cantos tradicionais de regiões do país.
Abrindo a programação, a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene mostra ao público os diversos tipos existentes desse instrumento e a sonoridade que pode ser extraída de cada um deles, além de repertório que remete ao cancioneiro africano.
O projeto surgiu de forma despretensiosa, em encontros informais de capoeira promovidos pelo músico Dinho Nascimento e amigos, em meados de 2000. O grupo, que já foi regido por nomes como Aluá Nascimento e percorreu projetos como o Treme Terra (no Morro do Querosene) e as Oficinas de Percussão do PercPan, apresenta sua atual formação desde 2007 e foi contemplado recentemente pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual da Cultura.
Eles apresentam o repertório de “Sinfonia de Arame”, disco de estreia que presta tributo aos ritmos africanos, e será lançado amanhã dia 19 de novembro, às 20h em apresentação na unidade.


Note e Anote

Amor adolescente e bullying são temas de palestra que acontece hoje em São Carlos, a atividade é promovida pelo Departamento de Letras da UFSCar com entrada gratuita .

Ocorre hoje, dia 18 de novembro, no Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a palestra "O amor para os adolescentes e a questão do bullying". O tema será abordado pelo psicólogo Thiago de Almeida, mestre em Psicologia pela USP São Paulo, que realiza atendimento clínico sobre as dificuldades dos relacionamentos amorosos.
O bullying é um termo que descreve atos de violência física ou psicológica praticados por uma ou mais pessoas, com a intenção de intimidar outro indivíduo. Assim, o objetivo da palestra é discutir o assunto e trazer orientações específicas para pais, professores e adolescentes que podem interagir, mais cedo ou mais tarde, com esta questão.
Na palestra serão abordados aspectos da formação dos adolescentes, tanto em relação às mudanças físicas dos meninos e meninas, quanto aos eventuais problemas de bullying que essa fase pode provocar. O psicólogo ressalta que a adolescência é uma importante fase de desenvolvimento, principalmente devido às transformações corporais sofridas pelos jovens. Nas meninas as mudanças físicas e emocionais acontecem mais cedo do que nos meninos. Esta diferença pode, eventualmente, causar situações em que as meninas demonstrem algum interesse afetivo por pessoas mais velhas. No caso dos meninos, este interesse é voltado para as meninas de idades semelhantes às suas, mas que têm uma formação física e emocional mais completa.
"Este interesse pode ser foco de bullying, acarretando mais prejuízos aos adolescentes, pois o círculo familiar e de amizade dos adolescentes reagem de diferentes formas às situações apresentadas", explica Thiago de Almeida. "Nessa fase da vida há possibilidade de ser a primeira vez em que as pessoas entram em contato com o desejo futuro de constituir uma família", completa o terapeuta.
O evento será realizado a partir das 8 horas, na Sala de Projeções do DL, localizada na área Sul do campus São Carlos. A atividade é aberta a todos os interessados e não é necessário efetuar inscrição. Mais informações pelo telefone (16): 3351.8358.

Nenhum comentário: