Quem Sou Eu???

Quem Sou Eu???
Uma Eterna Aprendiz...

Total de visualizações de página

Volta ao mundo... Estamos aqui!!!

Recent Visitors

Seguidores

Arquivo do blog

Postagens populares

13 de novembro de 2010

Lauro Monteiro faz exposição em Araraquara

Coleção “Quitanda Brasil” segue a temática das belezas brasileiras, segundo a ótica do artista, com intervenções que dão um toque especial para a decoração e o design de interiores


A brasilidade dos trabalhos do artista plástico Lauro Monteiro poderá ser visitada durante uma exposição promovida no Gris Ateliê em Araraquara. A abertura será hoje dia 13 de novembro, às 10h, com um café da manhã. O encerramento da mostra será no dia 20 novembro, às 14h.
Há três anos na cidade de Paraty – RJ, o artista araraquarense volta agora para a sua cidade-natal para apresentar seu mais recente trabalho, a coleção “Quitanda Brasil”, desenvolvida com base na cultura popular brasileira.
Lançada este ano, esta é a primeira vez que a exposição “Quitanda Brasil” sai do Estado do Rio de Janeiro. Esse trabalho pode ser considerado uma continuidade da coleção “Temperos Brasileiros”, que tem como base o recorte nacionalista o traço ágil, pinceladas rápidas e espontâneas, utilizando-se de acrílico aguado.
Segundo Monteiro, suas obras são permeadas pela paixão de tudo que é do Brasil como a cultura popular, culinária, folclore, literatura, música, dança e ecologia. “Esses são os temas que estudo constantemente para desenvolver o meu trabalho”, afirma.
O diferencial é que para essa coleção, o artista não produziu somente telas. Ela é composta por vasos, cachepôs para jardim vertical, pratos de cerâmicas, entre outros produtos, todos aplicados à decoração e jardinagem.
Legumes, sementes, frutas e especiarias, baseados nas cores fortes e brilhos do Brasil, dão o tom da exposição que leva o visitante a se sentir dentro de uma quitanda. A produção atende à forte tendência artística para o design de interiores, nos espaços gourmet e áreas de lazer. Esses locais se tornaram locais idéias para receber os amigos e aproveitar as delícias da cozinha.

A carreira

Lauro Monteiro é artista plástico e designer. Cursou engenharia civil, artes plásticas e estilismo e, em 1980, fez sua primeira exposição individual, com desenhos e pinturas, seguido de participação na Bienal Internacional de São Paulo.
No início dos anos 90, fundou em Araraquara o estúdio Varanda Brasil, onde realizou lançamentos de coleções anuais de peças em cerâmica, telas, móveis e artesanato. Suas obras percorreram vários espaços da região de Araraquara, litoral e da capital de São Paulo. Com a coleção "Geo-Grafia Verde", fez exposições em Florença e Veneza (Itália) em 1998.
Em Araraquara, foi duas vezes secretário da cultura, de 2001 a 2004 e 2006 a 2008. Após deixar a pasta na secretaria, reabriu seu estúdio no Circuito Artístico, Gastronômico e Turístico da Estrada Real-Caminho do Ouro em Paraty, onde produz e expõe seus mais recentes trabalhos e participa de várias exposições locais.

Serviço
Exposição: Quitanda BrasilAbertura: 13 de novembro

Horário: 10h com café da manhã para os visitantes
Encerramento: 20 de novembro, às 14h
Local: Gris Ateliê
Endereço: Rua: Vespasiano Veiga, 202 B – Vila Harmonia

Note e Anote
Semana de Filosofia da UFSCar acontece entre 17 e 19 de novembro
Evento é voltado ao ensino e aprendizagem da Ciência

O Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (DFMC) da UFSCar promove entre os dias 17 e 19 de novembro a "II Semana de Filosofia da UFSCar". O evento tem como objetivo ampliar a formação acadêmica do aluno de graduação em Filosofia e também promover e estimular a discussão em torno de temas filosóficos, sociais e culturais relevantes.
Nesta edição serão abordados temas voltados à pesquisa e à preparação para o ensino como partes fundamentais da formação do aluno bacharelando e licenciando em Filosofia. A Semana terá como atividades principais: três conferências seguidas de debate sobre ensino de filosofia, a apresentação de trabalhos de alunos e a realização de dois minicursos. Alguns dos temas abordados durante o evento são: "Elementos da Prosa Filosófica: Literatura e Argumentação no Ensino da Filosofia"; "Filosofia no Ensino Médio"; "Ética e Lógica"; "O Ensino de Filosofia e a Relação entre Educação e Sociedade", e "Filosofia e História da Filosofia". A programação completa está disponível em http://www.dfmc.ufscar.br/
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (16): 3351.8366.

Nenhum comentário: