Quem Sou Eu???

Quem Sou Eu???
Uma Eterna Aprendiz...

Total de visualizações de página

Volta ao mundo... Estamos aqui!!!

Recent Visitors

Seguidores

Postagens populares

2 de janeiro de 2010

Literatura

Existem livros que fascinam os leitores no mundo todo. E entre os mais lidos está o romance “Emma” de Jane Austen.

Photobucket

Único retrato conhecido de Jane Austen é um esboço feito por Cassandra



Vamos começar 2010 em grande estilo ressaltando a literatura mundial. Entre os livros mais lidos no mundo estão: “Crime e Castigo”, de Dostoiévski; “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes; “A Comédia”, de Dante Alighieri; “Hamlet”, de William Shakespeare; “A Morte de Ivan Ilitch”, de León Tolstoi; e entre outros destaco o romance “Emma” de Jane Austen.

Quem foi Jane Austen?
Jane Austen nasceu em Hampshire, Inglaterra no dia 16 de Dezembro de 1775 e lá faleceu no dia 18 de Julho de 1817.A escritora inglesa era considerada por alguns como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare. Ela representa um exemplo de uma escritora cuja vida sem grandes sobressaltos em nada reduziu a estatura da sua ficção. Nasceu na casa da paróquia de Steventon, Hampshire, Inglaterra, tendo o pai sido sacerdote e vivido a maior parte de sua vida nesta área. Ela teve seis irmãos e uma irmã mais velha, Cassandra, da qual era muito íntima. O único retrato conhecido de Jane Austen é um esboço colorido feito por Cassandra, que se encontra agora na National Gallery em Londres, Inglaterra. Os seus irmãos, Frank e Charles serviram na Marinha, tendo se tornado almirantes. Em 1801 a família mudou-se para Bath. Com a morte do pai em 1805, Jane, sua irmã e a mãe mudaram-se para Chawton, onde o seu irmão lhes tinha cedido uma propriedade (uma cottage). Esta casa está hoje aberta ao público. Jane nunca se casou; foi noiva de um rapaz muito mais novo que ela, Harris Bigg-Wisley, mas mudou de opinião. Tendo-se estabelecido como romancista, continuou a viver em relativo isolamento, na mesma altura em que a doença a afeta. Pensa-se que ela poderá ter sofrido de doença de Addison, cuja causa era então desconhecida. Viajou até Winchester para procurar uma cura, mas faleceu ali, tendo sido sepultada na catedral.

O livro
Photobucket
No romance inglês do século 19 algumas mulheres despontaram com uma capacidade impressionante de observação sintética: Charlotte Brontë (Jane Eyre), George Eliot (Middlemarch) e Jane Austen (1775-1817). Das três, Austen é aquilo que se acostumou a chamar de mais "feminina": suas mulheres parecem frágeis ou impotentes em boa parte do tempo, mas nos momentos cruciais revelam uma força de caráter e expressão que só se adivinhava em detalhes. Os costumes e suas motivações – sempre em torno de casamentos – são descritos com uma finura insubstituível.


Sucesso na tela grande e na telinha

Suas obras foram diversas vezes adaptadas e a primeira foi “Orgulho e Preconceito” em 1940, com Greer Garson e Laurence Olivier nos papéis principais. Venceu o Oscar de Melhor Direção de Arte em 1941. A adaptação para a minissérie para a televisão pela BBC de Londres, estrelando Jennifer Ehle, como Elizabeth Bennet, e Colin Firth, como Mr. Darcy. Esta minissérie é considerada por muitos como a melhor e definitiva adaptação do livro para a mídia televisiva e de cinema. Sua mais recente adaptação, de 2005, tem no elenco Keira Knightley, Matthew Macfadyen, Rosamund Pike, Jena Malone, Donald Sutherland, Brenda Blethyn, entre outros. Em 2006 foi indicado a quatro Oscars, 3 BAFTA e dois Globos de Ouro (entre outros), o diretor levou o BAFTA de nova promessa para o cinema. Bollywood produziu em 2005 uma versão musical inspirada no romance chamada “Bride and Prejudice” (“Noiva e Preconceito” fazendo o trocadilho em inglês entre “pride” e “bride”), dirigida por Gurinder Chadha. Há cinco adaptações para “Razão e Sensibilidade” sendo que a mais conhecida é a versão cinematográfica de 1995, dirigida por Ang Lee. Contou no elenco com Emma Thompson, Kate Winslet, Hugh Grant e Alan Rickman. Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 1996. Está em pré-produção “Sense and Sensibilidad”, versão latina dirigida por Fina Torres. Há quatro adaptações conhecidas do romance “Persuasão”, todas para a televisão. O romance “Emma” que é o mais lidos de todos eles, há várias adaptações a mais conhecida é a de 1996, dirigido por Douglas McGrath e estrelado por Gwyneth Paltrow, James Cosmo, Alan Cumming e Toni Collette. “Palácio das Ilusões” lista três adaptações de “Mansfield Park” para TV ou cinema. A única adaptação cinematográfica é de 1999, EUA, dirigida por Patricia Rozema. As outras adaptações foram feitas para a TV. “Northanger Abbey: A Abadia de Northanger” conta com duas adaptações conhecidas e foram produzidas para a TV, uma em 1986 (dirigida por Giles Foster, co-produção EUA/Reino Unido) e a outra em 2007 (dirigida por Jon Jones, EUA). “Becoming Jane” é o filme sobre a adolescência e início da vida adulta de Jane Austen. Ao qual dá ênfase ao seu suposto amor com Thomas Langlois Lefroy,este que teria inspirado Jane em seus romances. “Miss Austen Regrets” retrata os últimos anos da escritora, que tenta ajudar a sobrinha a encontrar um marido. Ainda sem tradução no Brasil, o filme de 2008 mostra em forma de flash back, as possíveis decepções amorosas de Jane Austen. Dirigido por Jeremy Lovering.

Nenhum comentário: