Quem Sou Eu???

Quem Sou Eu???
Uma Eterna Aprendiz...

Total de visualizações de página

Volta ao mundo... Estamos aqui!!!

Seguidores

Arquivo do blog

Postagens populares

23 de dezembro de 2009

O Natal e suas tradições

As comemorações do Natal foram passadas de geração em geração por narrativas, transmissão de lendas e por valores espirituais e continuam reunindo familiares e amigos para a celebração.
Photobucket
Ele encanta as crianças no mundo todo por suas vestimentas vermelhas, bochechas rosadas, barba branca e é claro pelos presentes que distribui na noite de natal. Mas quem, no entanto, popularizou a imagem do Papai Noel, juntamente com o trenó, as renas, a chaminé e o saco de brinquedos, foi o escritor americano Clement Moore no poema “The Night Before Christmas”, de 1822. Impressa em jornais e revistas, a história do poema se espalhou como fogo e, hoje, quase todo norte-americano consegue recitar seus versos. Estudiosos reforçam também que a roupa vermelha e branca veio do verdadeiro São Nicolau, já que eram as cores dos mantos tradicionais dos bispos. E no caso da chaminé, muitos europeus teriam o costume de limpá-la no fim do ano para permitir que a boa sorte entrasse no ano seguinte, influenciando a lenda. São variadas as fontes que inspiram à tradição, já nos países do norte da Europa, diz que Papai Noel não vive propriamente no Pólo Norte, mas sim na Lapônia, mais propriamente na cidade de Rovaniemi, onde de fato existe o “escritório do Papai Noel” bem como o parque conhecido como “Santa Park”, que se tornou uma atração turística do local.


A missa do galo

A missa do Galo é celebrada em países católicos depois do jantar da véspera de Natal que começa à meia-noite de 24 para 25 de dezembro. Seu nome consagra a lenda segundo a qual à meia-noite deste dia, um galo teria cantado, anunciando a vinda do Messias. Outra origem da expressão é associada ao fato da Missa de Natal terminar muito tarde “quando as pessoas voltavam para casa e os galos já estavam cantando”. Hoje, devido à importância da missa, o próprio papa faz questão de rezá-la, enquanto todas as velas do Advento se encontram acesas. Passada a missa, tradicionalmente as famílias voltam para casa e colocam a imagem do menino Jesus no presépio, para só então compartilharem a ceia e a troca de presentes.



O Natal no Brasil
Photobucket
O Natal no Brasil é altamente caracterizado pela troca de presentes entre amigos e familiares na noite de 24 de dezembro. Independente da tradição da chaminé dos países frios, os brasileiros simulam a passagem do Papai Noel em cada casa com a entrega de presentes pela porta da frente, em geral à meia-noite, ou na árvore, depois de passar a madrugada. Também têm o hábito de presentear parentes e colegas de trabalho através do amigo secreto. Há cerca de duas décadas, algumas celebrações natalinas vêm tomando o centro de cidades do sul do país, com a participação da população na representação das lendas tradicionais. É o caso do Natal de Gramado, que há 22 anos une as pessoas na construção de espetáculos durante todo o mês de dezembro, mudando a cara da cidade. São concertos, desfiles de personagens (papais noéis, gnomos, renas...), luzes enfeitando pinheiros e encenações, com mais de duas mil pessoas envolvidas na montagem do evento que atrai turistas do Brasil e exterior. Já em Curitiba, um dos eventos mais tradicionais é a apresentação do coral infantil, com 160 crianças carentes, a partir de 2 de dezembro, no Palácio Avenida, um dos marcos históricos da cidade. Com isso, Curitiba ficou conhecida como a “capital do Natal”, atraindo cerca de 300 mil pessoas nesta época, que vêm assistir às encenações associadas ao coral.



Note e Anote

Sou da Paz
O coral “Sou da Paz” sob regência do maestro Plínio Oliveira encerra hoje às 20h na Igreja Aparecida na Vila Xavier a programação natalina 2009 oferecida pelo Sincomércio.

Nenhum comentário: