Quem Sou Eu???

Quem Sou Eu???
Uma Eterna Aprendiz...

Total de visualizações de página

Volta ao mundo... Estamos aqui!!!

Seguidores

Arquivo do blog

Postagens populares

21 de dezembro de 2009

A Fauna e a Flora por Cristiano Burmester

O renomado fotógrafo Cristiano Burmester lançou o livro “Conhecendo o Mar do Brasil: fauna e flora submarina” que documenta, de forma inédita, mais de 100 imagens de espécies da fauna e flora dos mares brasileiros.

Photobucket

O litoral brasileiro compreende quase nove mil quilômetros e nele se encontram muitas belezas naturais, além de diversas espécies de animais e plantas algumas em abundância, como o linguado, outras raras como o cavalo-marinho. Para registrar a vida subaquática brasileira e mostrar a riqueza do ecossistema do país, o fotógrafo Cristiano Burmester escreveu Conhecendo o Mar do Brasil: fauna e flora submarina, lançamento da Editora Senac São Paulo. Burmester enveredou-se pela fotografia no início da década de 1990. De lá para cá, já realizou mais de 150 fotorreportagens, em mais de 70 regiões, entre elas Brasil, Ásia e África, com imagens em terra e debaixo da água. Mergulhador profissional começou a mergulhar com 12 anos, o autor documentou cerca de 500 espécies do ambiente marinho, desde 1992. Parte deste vasto material está presente nessa obra, que apresenta mais de 150 imagens e cerca de 100 habitantes dos mares do Brasil. As fotos foram divididas por regiões onde cada tipo de fauna e flora é mais comumente encontrada. No Norte e Nordeste, por exemplo, pode-se verificar a existência de baleias jubarte, em Abrolhos na Bahia; e de cardumes de xereletes e golfinhos-rotadores, em Fernando de Noronha. No Sul e Sudeste, podem-se ver garoupas, diferentes espécies de estrelas-do-mar e budiões, em Angra dos Reis - Rio de Janeiro; baiacus, donzelas ou aranhas-do-mar, na ilha de Vitória, em Ubatuba - São Paulo. Há também imagens de seres marinhos difíceis de localizar, entre eles, o nudibrânquio, molusco que geralmente vive nas águas do Pacífico, e chega ao Brasil carregado pelas correntes marinhas. Ao lado de cada fotografia, há um texto-legenda com explicações técnicas sobre o hábitat e as características das espécies relacionadas. A ideia do livro surgiu porque acredito que, para se preservar o meio ambiente, é preciso conhecê-lo. O fundo dos mares brasileiros é pouco conhecido, principalmente, pela dificuldade de acesso. O desafio de se relatar o que há embaixo da água está no fato de que o imaginário das pessoas não tem referências suficientes para compreender aquilo que lhes é exposto. Por isso, o objetivo desse trabalho é apresentar parte dessa vida submarina, para que ela seja mais admirada e respeitada, afirma o autor. Com revisão técnica de uma bióloga e um geólogo, a obra conta ainda com um apêndice no qual o leitor pode conhecer o nome comum e científico das espécies documentadas, além de dados sobre o ambiente onde vivem e a profundidade da qual a espécie foi fotografada.

O autor

Cristiano Burmester é formado em economia, com mestrado em Comunicação. Atua como fotógrafo desde 1992, com trabalhos realizados para importantes revistas como Horizonte Geográfico, Náutica, Mergulho, Folha de S.Paulo, National Geographic Traveler, Photo & Techniques, entre outras. Em seu estúdio de fotografia publicitária em São Paulo, faz trabalhos de fotografia publicitária e editorial, além de desenvolver projetos de comunicação e design para empresas privadas e governamentais em âmbito nacional. É professor nos cursos de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Seu trabalho pode ser visto nos sites: http://www.cfburmester.com.br/ e http://www.mester.com.br/.

O livro

Photobucket
O lançamento do livro “Conhecendo o Mar do Brasil: fauna e flora submarina” de Cristiano Burmester ocorreu dia 14 de dezembro em São Paulo na Livraria Cultura. Com 168 páginas e mais de 100 imagens o livro é da Editora Senac São Paulo. Informações: www.editorasenacsp.com.br

Nenhum comentário: