Quem Sou Eu???

Quem Sou Eu???
Uma Eterna Aprendiz...

Total de visualizações de página

Volta ao mundo... Estamos aqui!!!

Recent Visitors

Seguidores

Arquivo do blog

Postagens populares

21 de dezembro de 2009

A Fauna e a Flora por Cristiano Burmester

O renomado fotógrafo Cristiano Burmester lançou o livro “Conhecendo o Mar do Brasil: fauna e flora submarina” que documenta, de forma inédita, mais de 100 imagens de espécies da fauna e flora dos mares brasileiros.

Photobucket

O litoral brasileiro compreende quase nove mil quilômetros e nele se encontram muitas belezas naturais, além de diversas espécies de animais e plantas algumas em abundância, como o linguado, outras raras como o cavalo-marinho. Para registrar a vida subaquática brasileira e mostrar a riqueza do ecossistema do país, o fotógrafo Cristiano Burmester escreveu Conhecendo o Mar do Brasil: fauna e flora submarina, lançamento da Editora Senac São Paulo. Burmester enveredou-se pela fotografia no início da década de 1990. De lá para cá, já realizou mais de 150 fotorreportagens, em mais de 70 regiões, entre elas Brasil, Ásia e África, com imagens em terra e debaixo da água. Mergulhador profissional começou a mergulhar com 12 anos, o autor documentou cerca de 500 espécies do ambiente marinho, desde 1992. Parte deste vasto material está presente nessa obra, que apresenta mais de 150 imagens e cerca de 100 habitantes dos mares do Brasil. As fotos foram divididas por regiões onde cada tipo de fauna e flora é mais comumente encontrada. No Norte e Nordeste, por exemplo, pode-se verificar a existência de baleias jubarte, em Abrolhos na Bahia; e de cardumes de xereletes e golfinhos-rotadores, em Fernando de Noronha. No Sul e Sudeste, podem-se ver garoupas, diferentes espécies de estrelas-do-mar e budiões, em Angra dos Reis - Rio de Janeiro; baiacus, donzelas ou aranhas-do-mar, na ilha de Vitória, em Ubatuba - São Paulo. Há também imagens de seres marinhos difíceis de localizar, entre eles, o nudibrânquio, molusco que geralmente vive nas águas do Pacífico, e chega ao Brasil carregado pelas correntes marinhas. Ao lado de cada fotografia, há um texto-legenda com explicações técnicas sobre o hábitat e as características das espécies relacionadas. A ideia do livro surgiu porque acredito que, para se preservar o meio ambiente, é preciso conhecê-lo. O fundo dos mares brasileiros é pouco conhecido, principalmente, pela dificuldade de acesso. O desafio de se relatar o que há embaixo da água está no fato de que o imaginário das pessoas não tem referências suficientes para compreender aquilo que lhes é exposto. Por isso, o objetivo desse trabalho é apresentar parte dessa vida submarina, para que ela seja mais admirada e respeitada, afirma o autor. Com revisão técnica de uma bióloga e um geólogo, a obra conta ainda com um apêndice no qual o leitor pode conhecer o nome comum e científico das espécies documentadas, além de dados sobre o ambiente onde vivem e a profundidade da qual a espécie foi fotografada.

O autor

Cristiano Burmester é formado em economia, com mestrado em Comunicação. Atua como fotógrafo desde 1992, com trabalhos realizados para importantes revistas como Horizonte Geográfico, Náutica, Mergulho, Folha de S.Paulo, National Geographic Traveler, Photo & Techniques, entre outras. Em seu estúdio de fotografia publicitária em São Paulo, faz trabalhos de fotografia publicitária e editorial, além de desenvolver projetos de comunicação e design para empresas privadas e governamentais em âmbito nacional. É professor nos cursos de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Seu trabalho pode ser visto nos sites: http://www.cfburmester.com.br/ e http://www.mester.com.br/.

O livro

Photobucket
O lançamento do livro “Conhecendo o Mar do Brasil: fauna e flora submarina” de Cristiano Burmester ocorreu dia 14 de dezembro em São Paulo na Livraria Cultura. Com 168 páginas e mais de 100 imagens o livro é da Editora Senac São Paulo. Informações: www.editorasenacsp.com.br

Nenhum comentário: