Quem Sou Eu???

Quem Sou Eu???
Uma Eterna Aprendiz...

Total de visualizações de página

Volta ao mundo... Estamos aqui!!!

Seguidores

Postagens populares

13 de outubro de 2010

Dia 12 de Outubro Dia Nacional da Leitura

Dia 12 de Outubro Nacional da Leitura

Instituto Ecofuturo mobiliza rede de parceiros para o “Dia Nacional da Leitura”




“Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come.” {Victor Hugo}



Em 2009, a campanha impactou cerca de 3 milhões de pessoas e, neste ano, o Instituto Ecofuturo lança uma Biblioteca Virtual com conteúdos e acervo que orientam a promoção de leitura de literatura.
Ciente de que a formação leitora é um processo longo, que deve iniciar na primeira infância, o Instituto Ecofuturo realiza, pelo segundo ano, a campanha nacional de sensibilização para o Dia Nacional da Leitura, celebrado hoje dia 12 de outubro. Com o mote “Todo dia é dia de ler. Lê para mim!”, o Ecofuturo busca ampliar a rede de parceiros para aumentar as ações de leitura literária para crianças, até mesmo para os bebês. A novidade desta edição fica por conta da Biblioteca Virtual Ecofuturo, espaço com diversos conteúdos que orientam a promoção de leitura, incluindo uma publicação inédita, com texto de autores renomados das diversas áreas do conhecimento, sobre a importância da literatura.
O Dia Nacional da Leitura foi instituído em 2009 pela Presidência da República, após três anos de uma mobilização liderada pelo Instituto Ecofuturo. A campanha deste ano pretende atingir milhares de pessoas a partir de uma rede inicial de mais de 40 parceiros, que estão sendo convidados a participar da ampla divulgação e a desenvolverem ações de promoção de leitura, além de convidar a sociedade a conhecer, utilizar e até apoiar melhorias em bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.
O objetivo da campanha é mostrar que o gosto pela leitura nasce no colo dos pais e se estende por toda a vida. Essa constatação vem de diversas pesquisas, como a Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, que aponta que 79% do público considerado leitor se refere à mãe ou ao pai como a pessoa que mais o influenciou a ler.
Os motivos para incluir a leitura na vida dos pequenos tão cedo são muitos: ler em voz alta ajuda no desenvolvimento da linguagem falada e na aprendizagem da escrita; estimula a curiosidade e a criatividade, além de aproximar pais e filhos. “Ler é um hábito social. Não nascemos leitores; nos tornamos leitores por convívio e por contato. Por isso, a oferta da leitura literária pelos pais, de forma amorosa, é fundamental para que a prática se torne agradável e contribua para o letramento das crianças, preparando-as para momentos futuros em que a leitura, em seus múltipos suportes e funções, vai demandar esforço e nem sempre será um prazer”, afirma Christine Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo.


Biblioteca Virtual

Pensando em quem não sabe como realizar ações de promoção de leitura – em casa, na escola, em bibliotecas e em parques, entre outros lugares – ou não tem ideia do que ler para crianças e jovens, o Instituto criou a Biblioteca Virtual Ecofuturo, que estará hospedada no site http://www.dianacionaldaleitura.com.br e conterá textos de referência, especialmente selecionados, além de acervo literário para apoio e consulta, disponíveis para download gratuito.
Na Biblioteca Virtual Ecofuturo, estão disponíveis publicações do próprio Instituto, como o Passaporte Brincar de Ler e o Passaporte da Leitura e da Escrita, que apresentam dicas para pais e professores sobre como iniciar na vida das crianças uma rotina de leituras de forma adequada e também prazerosa e divertida.
Outro título que está acessível é a obra inédita Pra que serve a literatura?, publicação organizada pelo Ecofuturo com textos de pesquisadores e escritores renomados como o neurocientista Miguel Nicolelis, a escritora Ana Maria Machado, o psicanalista Paulo Bloise, a fonoaudióloga Lucila Pastorelo, a antropóloga Betty Mindlin, o psicólogo Yves de La Taille, o linguista Percival Leme Brito, a doutora em literatura Nilma Lacerda, a pedagoga Maria Betânia Ferreira e a secretária Geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) Beth Serra.
No endereço eletrônico ainda há o Roteiro para Leitura Pública - material que indica como preparar o ambiente e se preparar para oferecer bons momentos de leitura, com sugestão de acervo para crianças, jovens e adultos- e artigos de especialistas renomados que contam porque é importante oferecer literatura desde a primeira infância.
Em 2009, o primeiro ano da campanha de mobilização para o Dia Nacional da Leitura, cerca de 3 milhões de pessoas foram impactadas e a articulação intersetorial realizada pelo Ecofuturo resultou em eventos de leitura que envolveram 70 cidades em dez estados brasileiros.
Neste ano, para realizar a campanha, o Instituto Ecofuturo conta com o apoio de diversas instituições parceiras. Confira quem são elas: ANJ; AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil; ANL - Associação nacional de Livrarias; Blog do Ziraldo; Brinquebook ;Casa de Livros; Centro de Voluntariado de São Paulo; Cidade do Livro; Consed ;Escolas irmãs; FNAC POA; FNLIJ; Fundação Arymax; Fundação Bradesco; Fundação Gol de Letra; IDE Educação/ Leitura (escola de leitores); Instituto Ayrton Senna; Instituto C&A; Movimento Nossa São Paulo; OEI; Poiesis - PRALER - Prazeres da Leitura; Projeto Vamos Ler - Jornal da Manhã; Portal Setor 3; Rede ANDI; São Paulo: Um Estado de Leitores- Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de SP: ; UBE - União Brasileira de Escritores; Coordenadoria de Programas para a Juventude - Secretaria de Relações Institucionais do Estado de São Paulo ; Aliança pela Infância; Fundação Holcim ; Laé de Souza ; Alfasol; Educarede; Todos pela Educação; Instituto Arte na Escola; Movimento Brasil Literário; Fundação Fé e Alegria; UNDIME; Suzano Papel e Suzano Holding; Editora Globo; Bemvindo ; Literasampa; Projeto Arrastão; Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação; Instituto Robert Bosch; Parceiros Pela Educação, Louis Dreyfus Commodities e LDC SEV Bioenergia, Fundação Abrinq – Projeto no Pé da Letra; IDE – Educação, Razão Social; Portal Amigos do Livro.


O Instituto

O Instituto Ecofuturo é uma organização social de interesse público criada e mantida pela Suzano desde 1999. Para o Ecofuturo, a palavra é a ponte para a sustentabilidade, por isso, investe no Programa Ler é Preciso, por meio do qual promove a leitura e a escrita entre crianças, jovens e adultos em nível nacional. Também realiza projetos que promovem o desenvolvimento de práticas de gestão sustentável em reservas naturais e centros urbanos, como o Parque das Neblinas e o Programa Investimento Reciclável.


Note e Anote
Lançamento

O artista plástico e escritor araraquarense Sidney Rodrigues lança seu terceiro livro no SESC

Sidney Rodrigues lança terceiro livro da carreira em noite especial no SESC Araraquara. O poeta explora a magnitude do amor em seus escritos com uma sensibilidade apurada para retratar o calor dos sentimentos mais genuínos e íntimos do ser humano. Depois de lançar dois livros que discorrem sobre o tema, “Amor Primeiro” e “Amor Eterno”, Rodrigues surge em nova empreitada por temas do coração: “Amor Perfeito” disserta sobre a plenitude das relações atemporais e sobre a beleza das ações tomadas pelo homem contemporâneo em suas atitudes.
Sidney, que também é artista plástico, apresenta uma preferência notável para a criação de poemas, que merece ser apreciada.  “Amor Perfeito” será lançado  hoje dia 13 de outubro, às 20h, na Sala de Múltiplo Uso 3. Grátis!







Nenhum comentário: