Quem Sou Eu???

Quem Sou Eu???
Uma Eterna Aprendiz...

Total de visualizações de página

Volta ao mundo... Estamos aqui!!!

Seguidores

Postagens populares

1 de dezembro de 2010

Satyrianas

Ocorreu de 25 a 28 de novembro em São Paulo mais uma edição das “Satyrianas - Uma Saudação à Primavera”

Desde sua fundação, Os Satyros realizam na primavera um evento que pretende ser uma celebração dionisíaca em homenagem ao poder do teatro. Durante estes anos todos, As Satyrianas acabaram se tornando um evento de múltiplas dimensões e com vários atores.
Desde 2009, as Satyrianas são um evento oficial do calendário cultural do Estado de São Paulo.
Neste ano, a Cia. celebra seu décimo aniversário na Praça Roosevelt, local que se transformou radicalmente no período, e o evento oficial marcado para as comemorações é as Satyrianas. Com duração de quatro dias, totalizando 78 horas de atividades ininterruptas.
A celebração da chegada da primavera ganha formas de festival de artes, incluindo não só o teatro como também o circo, cinema, música, literatura, artes visuais, história em quadrinhos e as artes de rua.

Como funciona?

Alguns eventos e atrações são de livre acesso, em outras os valores dos ingressos são definidos pelo próprio espectador. O objetivo é disseminar o acesso à cultura e às artes por toda a população da capital paulista. Dessa forma, misturando diversidade cultural e facilidade de acesso, a Satyrianas vem se tornando a cada ano um dos maiores e mais populares eventos das artes de São Paulo. No dia 14 de outubro de 2009, o evento tornou-se oficialmente parte do Calendário Cultural do Estado de São Paulo, de acordo com decreto promulgado no Diário Oficial.

Como foi a última?

A última edição reuniu mais de 54.000 pessoas durante os quatro dias de festividades, com ampla repercussão na mídia e na cidade. Em 2007 o evento foi agraciado com o Prêmio Especial da Crítica da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A partir desse mesmo ano, o evento passou a acontecer em vários espaços e teatros da cidade, tomando a Praça Roosevelt como seu palco central.

Saiba mais
Os Satyros

A Companhia de Teatro Os Satyros é um grupo teatral brasileiro essencialmente experimental, fundado em São Paulo em 1989, por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez.
A primeira montagem da Companhia foi Sades ou Noites com os Professores Imorais, adaptação de textos do Marquês de Sade, e foi quando assumiram a revitalização do Teatro Bela Vista, e iniciaramm um período de forte intervenção cultural que duraria até o ano de 1992, com a transferência da companhia para a Europa.
Na Europa, participaram de festivais em Portugal, na Espanha, na Escócia, na Inglaterra e na França, e foram considerados pela critica internacional como a "sensação do Edinburgh Festival". Foram também a primeira companhia de teatro brasileira a se apresentar na Ucrânia, depois da queda do muro de Berlim.
Pelo fato de possuir integrantes provenientes do Paraná, a companhia tinha contato estreito com a produção cultural daquele estado, a ponto de criar na capital paranaense, em 1995, uma sede, onde mantém atividades regulares até hoje. Apesar disso, a companhia ficou sediada em Lisboa até o ano de 1999.
De volta ao Brasil, instalaram sua nova sede (com duas unidades) na Praça Roosevelt, um local que até então se encontrava abandonado e passando por um momento de extrema decadência, promovendo ali significativa ação de revitalização cultural.
Segundo o Anuário de Teatro de Grupo da Cidade de São Paulo - 2004, "desde o período passado em Portugal, Os Satyros vem desenvolvendo sua própria teoria e práxis teatral, chamada Teatro Veloz". Graças a uma pesquisa ininterrupta de soluções estéticas, elaboraram um teatro crítico em processo contínuo de reconstrução e que usa como principais fontes de referência teóricos como Antonin Artaud, Nietzsche, Adorno e Walter Benjamin, entre outros. No ano de 2004, juntou-se ao grupo a presença significativa do ator, teórico e ex-crítico teatral Alberto Guzik.
Hoje o grupo é formado pelos atores Alberto Guzik, Angela Barros, Cléo De Páris, Daniel Tavares, Fabiano Machado, Ivam Cabral, Laerte Késsimos, Nora Toledo, Phedra D. Córdoba, Silvanah Santos, Soraya Aguillera e Soraya Saíde. Vários outros atores de prestígio integram o grupo como convidados de suas montagens, como por exemplo a atriz Norma Bengell.

Conheça o site:
http://satyros.uol.com.br/

Nenhum comentário: