Quem Sou Eu???

Quem Sou Eu???
Uma Eterna Aprendiz...

Total de visualizações de página

Volta ao mundo... Estamos aqui!!!

Seguidores

Arquivo do blog

Postagens populares

10 de dezembro de 2009

Música Erudita na Praça

Ocorre hoje às 20h a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto na Praça Pedro de Toledo, como parte da programação de Natal.
Photobucket
A tradicional Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto é a segunda mais antiga do Brasil, tendo 72 anos de atividades constantes, desenvolvendo e participando de importantes projetos que difundiram a música erudita no cenário nacional. Dentre os eventos produzidos pela OSRP destacam-se a as participações nas montagens das óperas La Traviatta e Rigolleto, de Verdi e Cavalleria Rusticana, de Mascagni. O regente atual é o maestro Cláudio Cruz, ganhador do “Grammy Latino” em 2002, e do “Prêmio Carlos Gomes” em 2002 e 2006. Atualmente, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Possui programas regulares, realizados mensalmente, como os “Concertos Sociais”, que levam a música erudita para hospitais, escolas, praças, asilos ou outros ambientes diferentes de teatros ou auditórios, os “Concertos Internacionais”, que trazem solistas de diferentes instrumentos entre março e dezembro, o “Juventude Tem Concerto”, um projeto de caráter didático, que visa à formação de público e que abre espaço para solistas jovens e músicos da própria orquestra, além dos “Concertos Tradicionais”, um projeto especial para os eventos de final de ano que será apresentado hoje dia 10. Na apresentação dos “Concertos Tradicionais” em Araraquara, a orquestra contará com o músico convidado Rubens Ricciardi, natural de Ribeirão Preto, graduado em música pela ECA-USP de São Paulo, com posterior especialização na Universidade Humboldt de Berlim, Alemanha Oriental. Várias de suas composições vêm sendo programadas no Brasil por orquestras sinfônicas como a OSESP, OSB, OSRP, Sinfônica Nacional, Amazonas Filarmônica e Municipal de Santos. Já no exterior, destacam-se apresentações no México, Canadá, Estados Unidos e em alguns países da Europa (em especial Alemanha). Tem capítulos de livros e artigos musicológicos publicados em Portugal, na Alemanha e no Brasil. Vários CDs gravados em trabalhos musicológicos (edição crítica de partituras e resgate histórico-musicológico) com a OSESP pelo Selo Bis da Suécia; como cravista, interpretando música brasileira do período colonial (pela USP e UFMG); e, como pianista, ao lado de Fernando Portari (tenor) e Rosana Lamosa (soprano), na integral do repertório para canto e piano de Gilberto Mendes (CCSP-Petrobrás). Foi musicólogo-chefe da OSESP e membro da diretoria da OSRP. É idealizador da Bienal de Música e dos Encontros de Musicologia de Ribeirão Preto. Foi fundador (um dos articuladores e redator do projeto) e primeiro coordenador do Curso de Música pela ECA-USP em Ribeirão Preto, do qual é professor titular. A apresentação faz parte da programação de Natal da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, com o apoio da EPTV, Autovias e Centrovias.


Note e Anote
Marco Alcantara no SESI

O concerto do pianista Marco Alcantara homenageará compositores como Domenico Scarlatti, Joseph Haydn, Mykola Leontovych, Richard Wagner e Sergei Rachmaninov.
Photobucket
O pianista Marco Alcantara será a próxima atração do projeto SESI Música 2009 - Série Erudita. O recital faz parte da série Ano Haydn, que relembra o bicentenário da morte do austríaco Franz Joseph Haydn considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas. O repertório apresentará obras dos compositores o italiano Domenico Scarlatti, o austríaco Joseph Haydn, o ucraniano Mykola Leontovych, o alemão Richard Wagner e o russo Sergei Rachmaninov. O espetáculo será realizado amanhã dia 11 de dezembro, às 20 horas no Teatro da unidade e a entrada é franca. Informações: (16): 3337.3100.


O Pianista
O paulistano Marco Alcântara é bacharel em piano pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tem quinze prêmios em concursos de piano e já participou de masterclasses com Yara Bernette, Gilberto Tinetti, Homero de Magalhães, René Lecuona, Frederick Moyer, Rachel Boldorini e Antony Pay, entre outros. Já se apresentou em diversas salas de São Paulo, além de recitais no Palácio das Artes em Belo Horizonte e do Theatro São Pedro de Porto Alegre. Ministra palestras em importantes faculdades de música, como FAAM, FASM e USP, abordando temas relacionados ao trabalho que desenvolveu em sua gravação das Variações Diabelli, de Beethoven.


Na Kruppa tem “Som em Série”
Ocorre na Kruppa no próximo domingo dia 13 de dezembro, a partir das 19 h, mais uma edição do projeto “Som em Série”, apresentando show da banda Dona Flor.Na sala de exposições, Espaço Guapo e Baobá Brasil com um mix de produtos: toy art, camisetas, sabonetes artesanais e muito mais.

A Banda
A banda Dona Flor surgiu no cenário araraquararense em 2003. Formada por Alessandra Cintra (voz), Adylson Franzini (violão) e Dado Mendes (percussão e voz). Amigos de faculdade, o trio começou tocando em eventos universitários e logo conquistou o público pelo talento e qualidade. Com arranjos minuciosamente elaborados, mantém em seu repertório canções de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan e tantos outros nomes de nossa MPB.
Acontecendo...
No Foco
Photobucket
O Instituto Cervantes traz para São Paulo a exposição “Subjetivo Feminino: um olhar latino-americano”, das fotógrafas brasileiras Claudia Jaguaribe e Flavia Junqueira e das argentinas Nicola Constantino e Erica Bohm. Oposto à preocupação estética e objetiva dos retratos e paisagens fotográficas, as quatro mulheres extrapolam os limites concretos destas duas formas e, de forma pessoal e subjetiva, apresentam trabalhos dignos de produções cinematográficas. A abertura da exposição ocorre amanhã dia 11 de dezembro e estende até dia 30 de janeiro. O Instituto Cervantes fica na Av. Paulista, 2439 e o fone: (11): 3897-9609.Conheça o site: http://saopaulo.cervantes.es
DVD
Ocorre amanhã às 17h no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, a apresentação do DVD da oitava edição do Araraquara Rock.O festival aconteceu no mês de julho de 2009 e contou com uma extensa programação musical onde participaram 42 bandas da cidade e de vários estados do Brasil.Nesta edição o festival contou com a presença de duas atrações internacionais: Grahan Bonnet e Cj Ramone.
Mundo Animal
Photobucket
O Zoo Sauvage de Saint-Félicien em Quebec no Canadá registrou um fato inédito, algo que poucos zoológicos no mundo tiveram a chance de experimentar. Uma de suas residentes, uma ursa polar chamada Aisaqvaq, deu à luz dois filhotes. O emocionante vídeo dos nascimentos e da mamãe ursa cuidando de suas crias pode ser visualizado no endereço http://www.zoosauvage.org/. O que é ainda mais marcante é o fato de uma ursa em cativeiro estar ela própria cuidando dos bebês. O número de ursos polares em cativeiro em todo o mundo caiu de 633 em 1980 para 364 em 2006. Adicionalmente, enquanto houve uma média de 25 crias por ano durante este período, somente nove fêmeas cuidaram adequadamente de seus filhotes. Portanto, no que diz respeito a isso, Aisaqvaq merece elogios. Os filhotes e sua mamãe ursa serão transferidos para um habitat ártico no verão de 2010, portanto visite o site para admirá-los enquanto é tempo!

Homem mau
O renomado ator estadunidense John Malkovich pode integrar o elenco de “
Homem-Aranha 4”. Malkovich viveria o vilão Abutre no quarto longa da série, que deve chegar às telonas no dia 6 de maio de 2011. As gravações começam no ano que vem. Ainda segundo informações, Anne Hathaway é a mais cotada para o papel de Felicia Hardy, personagem que se transformaria na vilã Vulturess. Com direção de Sam Raimi, que já comandou os outros três filmes da franquia, “Homem-Aranha 4” tem confirmada a participação de Tobey Maguire como o protagonista Peter Paker e Kirsten Dunst como Mary Jane Watson.Desde 2002, a série já arrecadou mais de US$ 2,5 bilhões em bilheterias em todo o mundo.




Nenhum comentário: