Encerrando as apresentações de 2010, Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos apresenta repertório no Teatrada
O projeto “Teatrada” traz todos os domingos, espetáculos de grupos premiados, vindos de todas as partes do país, para que a família inteira possa assistir: com forte cunho lúdico, as montagens surpreendem pela criatividade, originalidade e consistência presente em diversos aspectos.
O grupo convidado para apresentar seu repertório nos meses de novembro e dezembro é a Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos, nascida em Araraquara: a trupe, criada em 1997 pelo diretor Márcio Pontes em companhia de outros jovens atores do município, busca apresentar os resultados de suas pesquisas relacionadas à manipulação de bonecos em espetáculos que unem o riso à reflexão e buscam guiar a comunicação com o público de forma poética e sensível.
Durante o período, as peças selecionadas alternam entre criações originais do grupo e adaptações de clássicos da literatura. Sempre às 11h, o público conhecerá personagens marcantes e histórias estimulantes para adultos e crianças.
O primeiro espetáculo foi apresentado dia 7 de novembro (e reapresentado dia 21 de novembro, “As Histórias do Caixão do Zé” busca inspiração nos filmes de terror trash, de onde busca elementos para complementar a trama. Os espectadores são apresentados à Zé, um morto-vivo que se irrita com a presença de um novo coveiro no cemitério onde habita. Temido por todas as outras criaturas do local, o malvado irá unir todas as maldições mais poderosas para expulsar o intruso de sua área!
O espetáculo é recomendado para maiores de 8 anos.
No último domingo dia 14 de novembro ,a Cia. Polichinelo revisitou o universo criado por Mary Shelley em seu livro de horror “Frankenstein”. O monstro clássico da literatura ganha sua versão “boneco” e, apesar de apavorar toda a população, mostra que também tem sentimentos e deseja amigos nessa montagem teatral que desmistifica o personagem para os pequenos – que aprendem uma valiosa lição sobre a importância de estar ao redor de pessoas queridas.
Outro ensinamento valioso guia “Pequenos Gestos”, espetáculo apresentado dia 28 de novembro na unidade: um velhinho de coração puro entra em cena e ensina ao seu parceiro, um burrinho hilário e simpático, sobre a importância de preservar o meio ambiente e o planeta em que vivemos, para que possamos ter uma vida ainda melhor no futuro. Através da fábula de um passarinho em meio a uma catástrofe, conta que cada um deve fazer a sua parte para tornar a convivência de todos mais agradável do que é.
A programação prossegue em dezembro: no dia 5 de dezembro, a história de “João e Maria” ganha nova roupagem através da manipulação dos artistas da companhia. Os dois irmãos mais conhecidos dos contos infantis enfrentam novamente os perigos da floresta e confrontam uma bruxa maléfica que planeja devorá-los no jantar. Juntos, eles provam que somente o amor sincero consegue vencer os obstáculos que surgem pelo caminho.
Encerrando a grade do Teatrada em 2010, a Polichinelo revela “A Verdadeira História do Lobo Mau” na unidade: dia 12 de dezembro, as crianças conhecerão a versão do famoso personagem que assombra os “heróis” das obras infantis para todos os fatos narrados por outras criaturas da ficção. Perverso, egoísta, cruel? Que nada! O lobo mau possui um bom argumento para todas as “malvadezas” que comete e não irá hesitar em compartilhá-lo!
Todas as sessões do Teatrada acontecem às 11h da manhã, nas datas especificadas, grátis. A retirada de ingressos individuais acontece na Central de Atendimento a partir das 9h30.
Cia. Polichinelo oferece oficinas e lança livro sobre sua história no SESC Araraquara, além de apresentar as peças de que dispõe a Cia. Polichinelo de Teatro de Bonecos realiza outras atividades especiais em nossa unidade. A primeira delas é a série de oficinas de Criação de Bonecos que tomam conta de nossa Sala de Multiplo Uso 2; o grupo, que tem como foco a manipulação desses brinquedos, ensina aos inscritos como produzir os seus próprios, utilizando materiais recicláveis.
Elas acontecem nos dias 21 e 28 de novembro, domingos, a partir do 12h30. As inscrições podem ser realizadas na Central de Atendimento, gratuitamente.
Além disso, o grupo compartilha com o público um novo passo de sua trajetória: no dia 28 de novembro, seus integrantes lançam na unidade o livro “Diário de Bordo – a história da Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos”, onde revelam tudo sobre a experiência de anos de trabalho, integrantes, bastidores de montagens e afins.O evento é gratuito e acontece logo após a apresentação de “Pequenos Gestos”, também da Cia.
Informaçòes:(16): 3301.7500.
Nenhum comentário:
Postar um comentário