Coleção “Quitanda Brasil” segue a temática das belezas brasileiras, segundo a ótica do artista, com intervenções que dão um toque especial para a decoração e o design de interiores
A brasilidade dos trabalhos do artista plástico Lauro Monteiro poderá ser visitada durante uma exposição promovida no Gris Ateliê em Araraquara. A abertura será hoje dia 13 de novembro, às 10h, com um café da manhã. O encerramento da mostra será no dia 20 novembro, às 14h.
Há três anos na cidade de Paraty – RJ, o artista araraquarense volta agora para a sua cidade-natal para apresentar seu mais recente trabalho, a coleção “Quitanda Brasil”, desenvolvida com base na cultura popular brasileira.
Lançada este ano, esta é a primeira vez que a exposição “Quitanda Brasil” sai do Estado do Rio de Janeiro. Esse trabalho pode ser considerado uma continuidade da coleção “Temperos Brasileiros”, que tem como base o recorte nacionalista o traço ágil, pinceladas rápidas e espontâneas, utilizando-se de acrílico aguado.
Segundo Monteiro, suas obras são permeadas pela paixão de tudo que é do Brasil como a cultura popular, culinária, folclore, literatura, música, dança e ecologia. “Esses são os temas que estudo constantemente para desenvolver o meu trabalho”, afirma.
O diferencial é que para essa coleção, o artista não produziu somente telas. Ela é composta por vasos, cachepôs para jardim vertical, pratos de cerâmicas, entre outros produtos, todos aplicados à decoração e jardinagem.
Legumes, sementes, frutas e especiarias, baseados nas cores fortes e brilhos do Brasil, dão o tom da exposição que leva o visitante a se sentir dentro de uma quitanda. A produção atende à forte tendência artística para o design de interiores, nos espaços gourmet e áreas de lazer. Esses locais se tornaram locais idéias para receber os amigos e aproveitar as delícias da cozinha.
Lauro Monteiro é artista plástico e designer. Cursou engenharia civil, artes plásticas e estilismo e, em 1980, fez sua primeira exposição individual, com desenhos e pinturas, seguido de participação na Bienal Internacional de São Paulo.
No início dos anos 90, fundou em Araraquara o estúdio Varanda Brasil, onde realizou lançamentos de coleções anuais de peças em cerâmica, telas, móveis e artesanato. Suas obras percorreram vários espaços da região de Araraquara, litoral e da capital de São Paulo. Com a coleção "Geo-Grafia Verde", fez exposições em Florença e Veneza (Itália) em 1998.
Em Araraquara, foi duas vezes secretário da cultura, de 2001 a 2004 e 2006 a 2008. Após deixar a pasta na secretaria, reabriu seu estúdio no Circuito Artístico, Gastronômico e Turístico da Estrada Real-Caminho do Ouro em Paraty, onde produz e expõe seus mais recentes trabalhos e participa de várias exposições locais.
Serviço
Exposição: Quitanda BrasilAbertura: 13 de novembro
Horário: 10h com café da manhã para os visitantes
Encerramento: 20 de novembro, às 14h
Local: Gris Ateliê
Endereço: Rua: Vespasiano Veiga, 202 B – Vila Harmonia
Note e Anote
Semana de Filosofia da UFSCar acontece entre 17 e 19 de novembro
Evento é voltado ao ensino e aprendizagem da Ciência
O Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (DFMC) da UFSCar promove entre os dias 17 e 19 de novembro a "II Semana de Filosofia da UFSCar". O evento tem como objetivo ampliar a formação acadêmica do aluno de graduação em Filosofia e também promover e estimular a discussão em torno de temas filosóficos, sociais e culturais relevantes.
Nesta edição serão abordados temas voltados à pesquisa e à preparação para o ensino como partes fundamentais da formação do aluno bacharelando e licenciando em Filosofia. A Semana terá como atividades principais: três conferências seguidas de debate sobre ensino de filosofia, a apresentação de trabalhos de alunos e a realização de dois minicursos. Alguns dos temas abordados durante o evento são: "Elementos da Prosa Filosófica: Literatura e Argumentação no Ensino da Filosofia"; "Filosofia no Ensino Médio"; "Ética e Lógica"; "O Ensino de Filosofia e a Relação entre Educação e Sociedade", e "Filosofia e História da Filosofia". A programação completa está disponível em http://www.dfmc.ufscar.br/
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (16): 3351.8366.
Nenhum comentário:
Postar um comentário