Quem Sou Eu???

Quem Sou Eu???
Uma Eterna Aprendiz...

Total de visualizações de página

Volta ao mundo... Estamos aqui!!!

Seguidores

Postagens populares

27 de dezembro de 2010

Araraquara ganha Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand

O espaço foi inaugurado dia 17 de dezembro com o objetivo de profissionalizar artistas da cidade




































Judith Lauand, em 1950
Formatura da Escola de Belas Artes - Araraquara/SP.



Araraquara ganhou um novo polo regional de formação e difusão cultural: é o Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, que foi inaugurado no último  dia 17 de dezembro,  na Vila Xavier. O novo espaço - um projeto do Conselho Municipal de Cultura através do Orçamento Participativo de 2008 - tem por objetivo possibilitar a profissionalização de artistas e a valorização da pesquisa em diversas linguagens artísticas.
“Esta é uma grande conquista para a cultura de Araraquara. A homenagem muito honra a nossa cidade, pois Judith Lauand teve grande importância na história de Araraquara. Teremos uma importante parceria do Senac com a implantação de cursos profissionalizantes reconhecidos pelo Ministério da Educação, além de muitas outras ações que estarão acontecendo no espaço. Este será um importante espaço cultural, especialmente para a comunidade artística que terá ampliado o fomento e difusão cultural no município", disse o prefeito Marcelo Barbieri.
Para a secretária municipal da Cultura, Euzânia Andrade, a abertura do Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand amplia ainda mais as ações educativas do governo municipal, com a implantação de cursos profissionalizantes, além de também ser espaço para cursos das Oficinas Culturais Municipais. “O Conselho Municipal de Cultura teve uma importante participação neste projeto e isto é a demonstração de uma ação pública participativa. A artista que dá seu nome recebe esta homenagem com sua presença e, sem dúvida, nos honra muito recebê-la na cidade onde ela deu início a sua história como artista e para depois tornar-se a ‘dama do concretismo brasileiro’".
A secretária lembra que a artista plástica Judith Lauand estará presente na inauguração do Centro de Artes e Ofícios e também fará a abertura de uma exposição de gravuras, que foram doadas por ela para o acervo do município. As obras poderão ser vistas durante este mês no Centro de Artes.

Cursos

Por meio de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Cultura, a Fundart e o Senac-Araraquara, o Centro de Artes e Ofícios inaugura sua programação educativa com implementação de três cursos técnicos: Arte Dramática (Técnico Ator), Design de Interiores, Estilismo e Coordenação de Moda.
A fim de divulgar mais informações sobre os cursos oferecidos, a Prefeitura de Araraquara realiza nos dias 17 e 19 de dezembro, palestras informativas sobre as atividades a serem implantadas. As palestras serão ministradas às 20 horas, no próprio Centro de Artes.
As inscrições para os cursos podem ser realizadas no período de 20 de dezembro a 29 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, no Centro de Artes e Ofícios. Terão prioridade os candidatos residentes em Araraquara.
Para a inscrição, são necessárias cópias dos seguintes documentos: RG, comprovantes de renda familiar, de endereço e também de escolaridade.
O período de seleção será efetuado entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, com a divulgação de aprovados prevista para 09 de fevereiro. As matrículas dos aprovados acontecem de 10 a 18 de fevereiro, sendo o início das aulas no dia 21 de fevereiro.

Judith Lauand

A homenageada nasceu em Pontal (SP) no ano de 1922. Estudou com Mário Ybarra de Almeida, Laffayete Carvalho de Toledo, Oscar Campiglia, Domenico Lazzarini na Escola de Belas Artes de Araraquara (SP), e com Lívio Abramo estudou gravura.
A primeira mostra coletiva de Lauand foi a “Jovens Pintores da Escola de Belas Artes de Araraquara”, realizada no MAM em São Paulo em 1952, mesmo ano em que a artista se mudou para a capital.
Suas obras, a princípio figurativas e influenciadas pelo expressionismo, tornaram-se abstratas e concretas, influenciadas por Alexandre Wolner e Geraldo de Barros.
A artista expôs nas Bienais de 1955, 1963, 1965, 1967 e 1969. Participou da Mostra Itinerante de Arte Brasileira em Munique, da “Konkrete Kunst – 50 anos de desenvolvimento” em Zurich.
Judith tem participado de uma série de exposições nacionais e internacionais, inclusive importantes retrospectivas de sua produção artística.

Confira mais sobre os cursos do Centro de Artes e Ofícios:


* Técnico em Arte Dramática
Este curso profissionalizante para formação de atores é o técnico em arte dramática, que habilita profissionais para exercício de atividades em diversos espaços de atuação: teatro, cinema, televisão, vídeo e radiodifusão, assim como em espaços não convencionais para apresentação de espetáculos.
Com 35 vagas, o curso terá suas aulas ministradas de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, compondo uma carga horária total de 800 horas.
Como pré-requisito, o interessado deve ter 17 anos completos, e estar cursando, no mínimo, a 2ª série do Ensino Médio.
O início das aulas será em fevereiro do ano que vem com previsão de término para julho de 2012.
Ao concluir o curso e comprovando a conclusão do Ensino Médio, o aluno recebe o Diploma de Técnico em Arte Dramática, válido em todo o Brasil, com o qual pode requerer o registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
Importante destacar que o Senac mantém uma política de concessão de bolsas de estudo para o Curso Técnico em Arte Dramática. Para participar do processo de seleção é preciso atender aos seguintes pré-requisitos: ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais, não estar matriculado em nenhum curso no SENAC - São Paulo, não ter abandonado um curso do Senac como bolsista sem justificativa nos últimos dois anos, não estar participando de nenhum outro processo de bolsas no SENAC - São Paulo.
O processo seletivo também conta com entrevista e análise sócio-econômica, além de vivência teatral, com apresentação de cenas, interpretação de textos e workshops.

* Técnico em Design de Interiores
O curso de educação profissional técnica, de nível médio, habilita profissionais para atuar na área de Design de Interiores, realizando projetos para espaços residenciais e comerciais, e venda especializada de produtos. O curso também oferece conhecimentos para que esses profissionais possam participar de equipes em lançamentos de empreendimentos imobiliários e gerir negócios com visão sistêmica.
São 33 vagas, para o curso que se inicia em fevereiro do ano que vem e tem término previsto para setembro de 2012, com 800 horas. Os interessados devem estar cursando, no mínimo, a 2ª série do Ensino Médio. As aulas serão ministradas de segunda a quinta, das 19 às 22 horas.
Ao concluir todos os módulos e, comprovando o término do Ensino Médio, o aluno recebe o Diploma de Técnico em Design de Interiores, com validade nacional.

* Técnico em Estilismo e Coordenação de Moda
É um curso profissionalizante que integra o itinerário da área de Criação e Desenvolvimento de Produto. O aluno será capacitado com o objetivo de tornar-se um profissional empreendedor e diferenciado, voltado às necessidades do mercado, com conhecimento integrado e foco tanto na concepção quanto na execução, no desenvolvimento de projetos de criação de peças do vestuário e na organização e produção comercial de produtos de moda.
As 33 vagas são oferecidas para interessados que estejam cursando, no mínimo, a 2ª série do Ensino Médio.
O curso tem duração de 800 horas, efetuadas de segunda á quinta-feira, das 19 às 22 horas. As aulas se iniciam em fevereiro e seguem até setembro de 2012.
Depois de concluir os quatro módulos e comprovar a conclusão do ensino médio, o aluno recebe o Diploma de Técnico em Estilismo e Coordenação de Moda, registrado com validade nacional. O processo seletivo implica entrevista, análise de currículo, e redação de carta de interesse.

Note e Anote
“Linguasagem” publica sua 15ª edição com o "Cantinho Saussure"

Pesquisadores de São Carlos lançam revista eletrônica em homenagem a Ferdinand de Saussure


Em sua 15ª edição, a Revista Linguasagem faz uma homenagem especial a Ferdinand de Saussure. No "Cantinho Saussure" são divulgados trabalhos que, em alguma medida, desenvolvam reflexões que remetam à proposta do pensador suíço falecido há quase 100 anos. A Revista é produzida pelo Departamento de Letras (DL) e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar.
Dentre os textos publicados estão "A atualidade do Saussurismo", produzido por Algirdas-Julien Greimas, da Faculdade de Letras de Alexandria; e "Filosofia da Linguística: três Saussure(s)?", elaborado por Mônica Baltazar Diniz Signori e Roberto Leiser Baronas, docentes do DL. Estes e outros textos estão disponíveis na página da Linguasagem na Internet, visualizada em www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao15
A Linguasagem - Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem - tem publicação bimestral e está aberta a pesquisadores do Brasil e do exterior que estejam desenvolvendo trabalhos de pesquisa e de tratamento didático da linguagem, nas mais diversas escolas e domínios das Ciências da Linguagem.
As edições anteriores, o Blog da Revista e outros artigos sobre temas variados, podem ser acessados em www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao15


 

Nenhum comentário: