Quem Sou Eu???

Quem Sou Eu???
Uma Eterna Aprendiz...

Total de visualizações de página

Volta ao mundo... Estamos aqui!!!

Seguidores

Postagens populares

13 de janeiro de 2010

II Bienal de Psicanálise e Cultura

“Paixão e... Paixões! - viagens às nascentes dos sentidos”.

Entre os dias 13 e 16 de maio, uma programação rica em reflexões sobre a contemporaneidade acerca do tema-título do encontro: “Paixão e... Paixões! - viagens às nascentes dos sentidos”.

Photobucket

Paixões e a Cultura, áreas que envolvem profissionais de todas as áreas, são temas universais e atemporais. Caminhando através da Psicanálise, a II Bienal de Cultura e Psicanálise de Ribeirão Preto trará, entre os dias 13 e 16 de maio, uma programação rica em reflexões sobre a contemporaneidade acerca do tema-título do encontro: “Paixão e... Paixões! - viagens às nascentes dos sentidos”. O evento promete continuar o sucesso da primeira edição, que aconteceu em 2008 e trouxe para o Centro de Convenções de Ribeirão Preto mais de 500 pessoas. Dentre os convidados que participarão de mesas de debates e promoverão cursos estão psicanalistas, historiadores, artistas plásticos, músicos, bailarinos, compositores, empresários, educadores, atores e escritores. A diversidade de áreas envolvidas revela a penetração ampla das discussões, que abrangerão a paixão e a não-paixão, paixões claras e paixões obscuras em seus diversos aspectos: amizade, conhecimento, anti-conhecimento, ciúme, inveja, vingança, trabalho, artes, futebol e amor. A abertura será realizada no Theatro Pedro II, na noite do dia 13, com a presença da mezzo soprano paulistana Regina Elena Mesquita e o pianista Marco Antônio Bernardo, que apresentarão trechos de óperas que versam sobre as paixões, como “Carmem”, “Sansão e Dalila”, e populares como Piaf, entre outras peças. A rica programação de debates começará no dia 14 a partir das 8h, com a presença de vários especialistas, dentre eles Luis Tenório Oliveira Lima (psicanalista), Décio Cassiani Altimari (biólogo), Marlene Soares dos Santos (educadora) e a psicanalista argentina Sonia Abadi. No dia 15, alguns dos convidados serão: Luiza Trajano Donato (empresária), Bernardo Tanis (psicanalista), Beatriz Segall (atriz) e José Miguel Wisnik (músico). A conferência de encerramento na manhã do dia 16 será proferida pela consagrada poeta e ensaísta de Buenos Aires, Ivonne Bordelois. O encontro trará ainda exposições permanentes e apresentações culturais durante todos os dias: exposição de artes plásticas com artistas consagrados da região, exposição documental sobre a história da Psicanálise no Brasil, apresentação de vídeos com cenas antológicas do cinema, apresentações de artes cênicas, de dança e projeções de entrevistas interativas com as ideias originais suscitadas no público presente nas palestras. Dentro do espaço cênico que será montado para ilustrar a paixão nacional pelo futebol, um típico “boteco”, haverá uma apresentação musical da Ópera do Malandro de autoria de Chico Buarque de Holanda, pelo Coral Minaz. A atriz Beatriz Segall, além da participação em mesa redonda, apresentará um monólogo intitulado “A Senhora das Cartas”. A II Bienal acontecerá no Centro de Convenções de Ribeirão Preto e é uma realização da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP), com apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Maiores informações:
www.sbprp.org.br/bienal e www.twitter.com/bienalpsi

Acontecendo...


Mal vestidas

Photobucket

Madonna, Cate Blanchett e Sharon Stone foram escolhidas pelo Daily Mail como as mais mal vestidas do ano. Será?

Evoé Zé
O nosso queridíssimo Zé Celso Martinez Corrêa está internado no hospital Sírio Libanês em São Paulo por conta de dois desmaios. A suspeita é que seja arritmia cardíaca segundo Tommy Pietra assessor do Oficina. Tommy está fechando a agenda de viagens com as novas peças do repertório do Oficina para serem mostradas pelo Brasil, mas a prioridade agora é a saúde de Zé Celso.Pietra nos informou que está aguardando os resultados dos exames e que de imediato nos informará.Força Zé!


Arte Fashion
Acquastudio abriu no cais do porto na segunda mais um dia de desfile da 16ª edição do Fashion Rio. A estilista Esther Bauman teve como inspiração René Lalique, mestre joalheiro francês que ficou conhecido por seu trabalho com vidro. Pensando em seus vasos, copos e frascos de perfume, Esther chegou com vestidos de seda gaze com muito volume abaixo da cintura e também aplicações de flores. Na cabeça, toucas de natação bordadas. Já a grife Claudia Simões teve como referência os pintores expressionistas Jackson Pollock e Mark Rothko e usou cinza, coral, preto e “off white”. Blusas, saias, casacos e calças remetiam àquelas telas de Pollock em que há explosão de cores. A estilista contou com a ajuda de Luciano Canale, da Sta Ephigênia.


Na dança!
A vida do presidente dos Estados Unidos Barack Obama e da primeira-dama, Michelle Obama, virou tema de um espetáculo teatral em Frankfurt, na Alemanha. A peça, que conta com o ator Jimmie Wilson no papel de Obama e Della Miles na pele de Michelle, estreia na cidade no próximo dia 17.

Descanso...
A Sony Pictures e a Marvel Studios anunciaram que vão adiar em um ano o lançamento do quarto filme em sua franquia bilionária “Homem Aranha”, retornando em 2012 com uma nova história, novo diretor e novo elenco. O “novo capítulo” girará em torno de Peter Parker em idade colegial. Peter Parker é o alter-ego do personagem de quadrinhos Homem Aranha, que nos três primeiros filmes foi representado por Tobey Maguire. No quarto filme, ele enfrentará questões humanas e também situações próprias de um super-humano, disseram a Sony e a Marvel.


Nenhum comentário: