O SESC vem realizando durante o mês de outubro a mostra “1959: o Ano Mágico do Cinema Francês”, que tem apresentado as películas inaugurais do movimento, produzidas por diretores diversos.Essa semana, dois novos títulos será exibida na unidade. O primeiro deles é “Os Incompreendidos”, de François Truffaut. Considerado um dos títulos definitivos da nouvelle vague, ele fala sobre aspectos pouco usuais da infância de forma inovadora e tocante, utilizando uma estética única para contar a história de um garoto diferente dos demais com a mesma idade.
O protagonista, Antoine Doinel, possui 14 anos de idade e é considerado um “garoto problema”: mata aulas, mente sobre sua vida pessoal, arranja problemas com seus amigos de classe e comete pequenos furtos. Sua vida é narrada num tom quase documental, o fato que muda seu cotidiano definitivamente: a descoberta de um caso extraconjugal vivido pela sua mãe, que leva o garoto a repensar o seu estilo de vida e conceitos que considerava certos em sua vida.
Inteiramente filmado em preto e branco e estrelado por Jean-Pierre Léaud, “Os Incompreendidos” é um filme que trata de mudanças numa importante fase da vida e da solidão aparentemente injustificável que existe em cada ser humano. Será exibido hoje 26 outubro às 20h. Recomendado para maiores de 14 anos. Grátis, no Teatro.
Fechando a mostra “1959”, o SESC Araraquara apresenta “Pickpocket”, dirigido por Robert Bresson. A película é narrada por Michel, personagem que, assim como o Antoine Donel de Truffaut, possui ares de anti-herói. O jovem em questão possui uma considerável inclinação ao crime e foge das regras convencionais estabelecidas pela sociedade francesa: pouco ligado a família, deslumbra-se com a possibilidade de viver uma vida sem lei, inspirado pela leitura do livro “Prince of The Pickpockets”, de George Barrington, que conta a história de um famoso batedor de carteiras.
Ao envolver-se com criminosos de maior porte, Michel passa a ousar em suas artimanhas e ser perseguido pelas autoridades. Os acontecimentos de sua vida o aproximam de Jeanne, vizinha de sua mãe, com quem possui certa tensão amorosa. Esses fatores começam a desencadear no rapaz uma mudança de pensamentos. Ele passa a refletir sobre os caminhos e atitudes que tem tomado e para onde elas irão levá-los. “Pickpocket” será exibido no próximo domingo dia 31 de outubro, às 14h. Livre. Grátis, no Teatro
Nenhum comentário:
Postar um comentário